Tudo sobre a VITAMINA B12

Tudo sobre a VITAMINA B12

Venha saber tudo sobre a vitamina b12

Conhecida como cianocobalamina, ou, simplesmente, cobalamina, a vitamina B12 é de grande importância para o bom funcionamento do organismo humano, já que opera diretamente sobre o sistema nervoso, sendo indispensável para a formação de neurônios e células sanguíneas.
Sua ingestão deve ser supervisionada, pois, caso haja deficiência da vitamina, uma série de consequências negativas poderão ser desencadeadas, afetando a estrutura física e psicológica do indivíduo, como: tontura, fadiga, distúrbios do sono, irritabilidade, tremores ou formigamentos, baixa concentração e até mesmo dificuldade de memorização.
Ademais, a cobalamina é solúvel em água, o que torna sua absorção dependente da acidez gástrica produzida através do estômago.
Nesse post, nós da Homeocenter, separamos tudo o que você precisa saber sobre a vitamina B12, desde seus usos e benefícios, até dietas especiais, que podem te auxiliar a estabilizar os níveis de B12 em seu sangue. Vem com a gente e não se esqueça da importância de procurar um médico sempre que necessário.

FUNÇÕES DA VITAMINA B12

Muitas pessoas desconhecem a real importância da vitamina B12 e sua diversidade de funções para o corpo humano. Quando há escassez ou deficiência de cobalamina, o organismo sinaliza de muitas formas que algo não vai bem, impossibilitando a sensação de bem-estar e prazer.
Mas afinal, o que é a vitamina B12?
A vitamina B12 compõe o grupo das 8 vitaminas B presentes em nosso organismo, sendo elas responsáveis pela conversão de carboidratos em glicose, o que, posteriormente, fornecerá energia ao corpo humano. A cianocobalamina é uma das maiores motivadoras do funcionamento orgânico das células do corpo humano, auxiliando as células nervosas a se manterem saudáveis, atuando efetivamente na produção do material genético (DNA e RNA) presente em nosso organismo, além do monitoramento do metabolismo.

Para que serve a vitamina B12?
Por estar diretamente associada ao monitoramento dos ácidos graxos e das funções metabólicas (glóbulos vermelhos, material genético, composição neurotransmissora), a vitamina B12 é imprescindível para os cuidados diários de saúde e bem-estar. Em caso de deficiência de cobalamina, a disposição física e mental do paciente poderá ser comprometida, necessitando de reparos médicos com urgência. A seguir, confira 5 das mais importantes funções atribuídas à vitamina B12:

  1. Redução da sensação de fadiga
    A vitamina B12 está diretamente associada ao processo de síntese da glicose, modificando a substância em fonte de energia vital ao corpo humano. Quando há deficiência da vitamina, sintomas de fadiga poderão ser frequentes, servindo de alerta ao paciente.
  2. Impossibilitar o formigamento nas extremidades do corpo
    Uma das maiores contribuições da vitamina B12 para o organismo, é desenvolver e aperfeiçoar as funções presentes no sistema nervoso. Ela se responsabiliza por cuidar e preservar uma das substâncias mais importantes para os comandos enviados ao cérebro, a bainha de mielina. Dessa forma, quando há escassez da vitamina, há também sintomas de formigamento e dormência nas extremidades (regiões das mãos e pés), decorrentes do retardamento dos impulsos nervosos.
  3. Prevenir a anemia
    As células sanguíneas presentes em nosso organismo (glóbulos vermelhos), são beneficiadas pela B12, que transporta oxigênio a todos os tecidos do corpo sem que haja maiores dificuldades. Quando há precariedade de cobalamina, há, também, bruscas mudanças na disposição e organização dos glóbulos vermelhos, que são novamente comprometidos, levando o paciente a um quadro anêmico. Nosso suplemento alimentar Spirulina reveste as paredes do estômago e promove a sensação de plenitude gástrica e saciedade, além de atuar como suplemento dietético no tratamento de anemias, devido ao alto teor de vitamina B12 em sua composição.
  1. Evitar riscos e danos a gestantes
    Os índices de vitamina B12 devem ser reforçados ao longo do período de gestação e amamentação, já que tal composto é de singular relevância para o desenvolvimento cerebral e cognitivo do bebê, promovendo a formação e o fortalecimento das células sanguíneas que irão garantir o monitoramento do sistema nervoso central. Quando há carência da vitamina, tanto a mãe quanto o embrião poderão estar expostos a riscos e complexidades durante o período de gestação.
    Os níveis de vitamina B12, quando diminutos, podem acarretar em danos diversos, tais como:
    • Malformação ao nascer;
    • Aborto espontâneo;
    • Complicações no crescimento e desenvolvimento do feto;
    • Peso reduzido ou insuficiente para manter-se saudável;
    • Risco acentuado de diabetes gestacional.
    É indispensável que a mãe e o bebê estejam alicerçados por um bom acompanhamento profissional durante e após o período gestacional.
  2. Proteção neural
    Além de tudo que citamos acima, a vitamina B12 também atua de modo direto na preservação das células nervosas, protegendo a vitalidade de importantes estruturas neurais e possibilitando o funcionamento regular dos neurotransmissores. Com isso, essa poderosa vitamina, é responsável por atenuar os quadros experienciados por pacientes psiquiátricos, como depressão, confusão mental, déficit de atenção e até mesmo deficiência intelectual.

Carência de vitamina B12 e seus motivadores
A absorção da vitamina B12 está diretamente relacionada ao metabolismo individual de cada pessoa, já que a absorção de nutrientes e vitaminas varia de organismo para organismo, porém, alguns outros fatores podem causar tal desequilíbrio vitamínico, tais como:
1- Dietas irregulares
As fontes de cobalamina são encontradas, exclusivamente, em dietas de origem animal, como:
• Carne vermelha;
• Leite e derivados;
• Ovos;
• Fígado;
• Peixes;
• Levedura nutricional;
• Leites vegetais enriquecidos com vitamina B12.

Tudo sobre a VITAMINA B12

Dessa forma, veganos e, por vezes, vegetarianos, necessitam de polivitamínicos ou suplementação alimentar para equilibrar e complementar sua alimentação. Recomenda-se, por parte da Sociedade Vegetariana Brasileira, que todos os adeptos dessa filosofia de vida sejam avaliados periodicamente por médicos e especialistas para analisar suas quantidades de vitamina B12.
2- Remédios antiácidos
Medicamentos antiácidos causam diminuição de ácido gástrico e, por sua vez, interferem na quantidade de vitamina B12 presente no corpo humano.
3- Maturidade
Naturalmente, idosos possuem níveis reduzidos de ácido gástrico em seu organismo, atuando diretamente na liberação de vitamina B12 presente nos alimentos fonte e prejudicando sua absorção.

Invista em sua saúde, invista em vitamina B12
Alertamos que as principais fontes de absorção de vitamina B12 se dão por parte de uma dieta de origem animal ou, ainda, através de suplementação alimentar. Não deixe de consultar um médico caso disponha de algum dos sintomas listados acima. Evite a automedicação e manipule sua receita com um de nossos farmacêuticos.

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