Os benefícios da cúrcuma para a saúde

Os benefícios da cúrcuma para a saúde

Popularmente conhecida no Brasil como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, turmérico, raiz-de-sol ou gengibre amarelo, essa preciosa plantinha herbácea compreende diversas propriedades medicinais e farmacológicas, propiciando muitos benefícios à saúde, dos quais você poderá acompanhar no decorrer deste post!

Originária da Índia, a cúrcuma foi introduzida no Brasil na década de 80 e possui propriedade pigmentadora, além de ser utilizada como condimento em setores gastronômicos. No mercado internacional, nossa tão prestigiada cúrcuma possui grande destaque em setores como o têxtil e o de perfumaria, onde é reconhecida como turmeric.

Características da cúrcuma

Nossa protagonista de hoje é uma planta da família Zingiberaceae, pertencente à mesma família de um conhecido ingrediente da cozinha tradicional, o gengibre. Suas folhas são grandes e largas e exalam um cheiro característico quando maceradas.  Seu caule é espesso e desperta grande interesse econômico devido a existência de óleos essenciais em sua composição.

Provinda do sudeste da Ásia, a cúrcuma é comumente confundida com o açafrão verdadeiro, devido a sua propriedade pigmentadora, que gera tamanha confusão por parte dos seus apreciadores. A grande diferença entre os vegetais se dá a partir do intenso aroma emitido pelo açafrão da terra, juntamente com seu alto valor de mercado, chegando a valer R $70 reais o grama.

Benefícios da Cúrcuma

Sinônimo de tradição e bem-estar para a medicina Ayurveda, a cúrcuma é uma planta medicinal manuseada há mais de seis mil anos. O objetivo dessa prática oriental é propiciar equilíbrio energético e harmonia corporal aos seus adeptos.

O poder curativo da cúrcuma se dá através de seu caule (rizoma), que possui diversos princípios ativos favoráveis  e benefícios à saúde de quem os utiliza. 

Abaixo estão alguns dos maiores efeitos benéficos desse poderoso vegetal:

  • REVIGORA SUA RESPIRAÇÃO: A curcuma é indicada no combate de resfriados e sinusites.
  • PROPRIEDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIBACTERIANA: O rizoma da cúrcuma apresenta importantes princípios ativos, indicados no tratamento de  lesões, infecções bacterianas e alterações no fígado. 
  • PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Antioxidante, antidiarreica, antiviral, diurética, antitumoral, sedativa e redutora dos níveis de colesterol
  • NEUROPROTETORA: Alguns estudos atribuem efeito neuroprotetor à planta, sendo de grande importância para o tratamento de Parkinson e Alzheimer.

Como utilizar a cúrcuma

A cúrcuma pode ser utilizada de variadas formas, dependendo de como será empregada em cada ocasião. Alguns de seus formatos mais usuais são: infusão, fervura do rizoma, pó micronizado, extrato seco ou fluído.
Ressaltamos que para além do uso medicamentoso, a cúrcuma é um excelente condimento gastronômico, utilizado em  pratos simples e até mesmo em receitas mais elaboradas, garantindo um sabor inigualável a sua comida.

Advertências

Sabemos que tudo aquilo que é utilizado em excesso traz danos à saúde e com a ingestão da cúrcuma não será diferente. Essa charmosa planta possui toxicidade reduzida, porém, quando ingerida em demasia, pode acarretar fortes alergias, úlceras gástricas e trazer risco à saúde de gestantes, lactantes e crianças.

IMPORTANTE: Não se esqueça de analisar os fármacos que estão sendo utilizados antes de fazer uso da cúrcuma ou de qualquer outro medicamento. Vide bula e não se automedique sem antes consultar um médico. 

A Homeocenter se empenha no cuidado da sua saúde desde 1975!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homeocenter | Farmácia de Manipulação e Homeopatia