MEDICINA INTEGRATIVA: O QUE É?

Medicina Integrativa: o que é?

A medicina integrativa associa abordagens tradicionais e terapias complementares com a finalidade de obter melhores resultados e maior qualidade de tratamento. 

E QUAIS SERIAM AS DIFERENÇAS ENTRE A MEDICINA CONVENCIONAL E A MEDICINA INTEGRATIVA?

Medicina convencional ou tradicional: uso de medicamentos, práticas cirúrgicas e transformações no estilo de vida.
O tratamento médico convencional é baseado em evidências, combinadas a práticas cirúrgicas estudadas, analisadas e testadas analiticamente para que, posteriormente, sejam desempenhadas em pacientes. Prestam esse ofício:

Medicina complementar e alternativa: capaz de otimizar a qualidade de vida do paciente e possibilitar momentos de alívio em meio ao tratamento de doenças crônicas, a medicina integrativa associa diversas práticas medicinais e alternativas, como terapias holísticas, ioga, quiropraxia, meditação, exercícios físicos, entre outras, visando oferecer recursos terapêuticos mais abrangentes. 

Técnicas alternativas não consideram os mesmos critérios de estudo e análise que a medicina tradicional. Alguns terapeutas holísticos podem ser licenciados, assim como certos curandeiros, que possuem certificados em medicina integrativa.

É importante pesquisar muito bem a área de atuação do profissional e suas credenciais antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Entre os profissionais da medicina interativa, você poderá encontrar:

  • Médicos de quiropraxia ou naturopáticos;
  • Massagistas;
  • Terapeutas holísticos;
  • Curandeiros de energia;
  • Aplicadores de reiki;
  • Acupunturistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homeocenter | Farmácia de Manipulação e Homeopatia