Guaco

guaco

Guaco é uma planta medicinal nativa do continente sulamericano. Seu nome científico é Mikania glomerata, mas popularmente ela também é chamada de erva-da-cobra, erva-das-serpentes ou erva de bruxa. 

Há muito tempo conhecida pelos povos originários que habitavam o Brasil, seu uso era difundido para combater o veneno das serpentes e ainda hoje em algumas regiões do país ela é utilizada para fazer cataplasmas sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos.

O chá de guaco é indicado contra gripes, resfriados, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, perda de voz e problemas respiratórios. A cumarina, substância anticoagulante presente na planta, tem efeito broncodilatador que promove o relaxamento da musculatura das vias áreas, auxiliando assim na respiração. Essa planta também tem efeito positivo no tratamento de reumatismos, artrites, sífilis e nevralgias.

O guaco não apresenta substâncias tóxicas, porém é importante utilizá-lo com cautela e evitar seu consumo excessivo. É contraindicado para pacientes alérgicos, pessoas que sofrem com doenças hepáticas ou que façam uso de medicamentos anticoagulantes. Crianças menores de um ano, gestantes e lactantes também não devem consumir o chá da planta.

Os efeitos colaterais são raros, mas incluem aumento dos batimentos cardíacos, diarreia e vômitos.

O guaco deve ser adquirido em uma farmácia de manipulação autorizada. Consulte sempre seu médico de confiança antes de fazer uso qualquer medicamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!