Equilíbrio Emocional em Tempos de Pandemia

Equilíbrio Emocional em Tempos de Pandemia

Neste artigo separamos 5 dicas que podem te auxiliar a manter o equilíbrio emocional nesse momento delicado que vivemos

O novo coronavírus, causador da COVID-19, se espalhou pelo mundo e alterou de forma drástica a vida de bilhões de pessoas. A prática do isolamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias como medida de contenção da propagação do vírus, nos distanciou de familiares e amigos. 

Em um cenário de muitas incertezas e com tantas restrições, é normal que a ansiedade e o estresse manifestem seus sinais e afetem muitos de nós. A saúde mental tornou-se um tópico ainda mais evidente e necessário, assim como as diferentes formas de autocuidado.

Por isso, é preciso estar atento e investir tempo e energia nos hábitos que aliviam tensões e nos proporcionam bem-estar.

A seguir, apresentamos 5 dicas valiosas que podem te ajudar a manter o equilíbrio emocional nessa pandemia.

1 – Estabeleça uma rotina

A sensação de que não estamos mais no controle de nossas vidas pode ser realmente desesperadora. Nosso cérebro interpreta a escassez de padrões reconhecidos como falta de segurança. Assim, sem nem percebermos, nos colocamos em estado de alerta constante. Portanto, construa hábitos e cultive-os em seu cotidiano.

É perceptível como organização da vida contribui para a clareza mental e essa combinação de fatores nos traz de volta um tanto de “previsibilidade” e, consequentemente, segurança.

2 – Preste atenção em sua respiração

Observar a própria respiração é uma forma de estabelecer vínculos consigo mesmo. 

Em tempos de crise pode acontecer de ficarmos remoendo fatos do passado ou perdermos tempo projetando ideais de futuros distantes. Esse comportamento nos distancia do momento presente e direcionar a atenção para a inspiração e expiração pode ajudar bastante. Dentro da nossa respiração é possível encontrar um “espaço” de serenidade e bem-estar. 

Além desses benefícios, concentrar-se na entrada e saída do ar de seus pulmões, por alguns minutos que seja, é uma atividade que pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar. Experimente!

3 – Tome cuidado com informações em excesso

Ficar o dia inteiro sendo bombardeado por notícias tristes e preocupantes pode afetar suas emoções e pensamentos, criando um ciclo vicioso de ansiedade.

É preferível separar uma hora em seu dia para atualizar as informações, mas direcione a maior parte do seu tempo para cuidar de você e de seus afazeres.

4 – Mantenha contato com quem você gosta

O distanciamento físico não significa que você deva se afastar de seus entes queridos e melhores amigos. Muito pelo contrário. Use a tecnologia a seu favor, envie mensagens carinhosas, faça chamadas de vídeo. Existem muitas outras formas de se fazer presente.

5 – Separe um tempo para fazer as coisas que você adora. Fará bem ao seu equilíbrio emocional

Aproveite esse recurso tão valioso: o tempo.

Mesmo que a rotina da casa e do trabalho esteja intensa, firme um compromisso com você mesmo e separe uma parte do dia para relaxar e fazer aquilo que te satisfaz. Desenhar, ler um bom livro, assistir filmes ou séries, tocar um instrumento. Libere sua criatividade e divirta-se.

Lembre-se: é normal não sentir-se radiante toda hora, todos os dias. Ainda mais quando as circunstâncias são tão delicadas, pessimismo e preocupações ocorrem com mais frequência. Caso sinta necessidade, não hesite em pedir ajuda para pessoas de sua confiança e profissionais da saúde capacitados. Cuide de seu equilíbrio emocional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!