Chás para ansiedade

chás para ansiedade

A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.

Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. Quando bem controlada, a ansiedade atua sobretudo como estimulante. Em excesso, a ansiedade causa sofrimento desnecessário.

Não é raro que as pessoas recorram a medicamentos artificiais para relaxar e dormir. É possível, no entanto, contar com auxílios mais naturais. Há muitas plantas que relaxam músculos e acalmam a cabeça.

As infusões são a melhor maneira de aproveitar as propriedades de folhas e flores nesse sentido. O preparo do chá já é uma oportunidade de parar a correria e relaxar: ele exige paciência para que o ponto fique adequado; depois, tempo para que a temperatura diminua e possa ser bebido.

Benefícios do chá: Acalma, ajuda a relaxar, ajuda a dormir, é natural, barato, fácil de fazer, tem poucas contraindicações, ajuda a segurar a compulsão alimentar.

Alguns exemplos:

Camomila: Ótimo para ajudar a dormir e aliviar o stress, este chá acalma e tranquiliza a mente e o corpo, por isso é indicado para tratar a ansiedade.

“Além de ser um excelente calmante para excitação nervosa e insônia graças à substância apigenina, que tem propriedades ansiolítica e sedativa, a camomila alivia sintomas como inflamações da pele, feridas bucais (neste caso, a dica é fazer bochechos) e má digestão.”

Erva doce: ” a erva-doce (ou funcho) é ótima para acalmar dores de cabeça, palpitações e estresse. À parte dos sintomas relacionados à mente, ajuda a tratar problemas gástricos e resfriados.”

Erva cidreira: Ótimo para crises de ansiedade e nervosismo, além de acalmar o corpo e a mente antes de dormir.

Valeriana: Combate as insônias, melhora o sono e faz com que adormeça mais rápido. As suas propriedades relaxantes e calmantes ajudam ainda a reduzir o stress e a ansiedade.

“A raiz da valeriana tem efeito sedativo e, por conta da substância valepotriato, ajuda no controle da ansiedade, irritabilidade nervosa e palpitações. Na lista dos chás para ansiedade, talvez seja o menos saboroso.”

Passiflora ou de flor de maracujá: Esta flor de uma espécie do maracujá trata a ansiedade, sintomas da depressão, TPM, nervosismo e irritação. Tem um efeito sedativo leve que funciona como calmante e ajuda ainda a dormir melhor, além de beneficiar também a concentração. “Quer uma dose intensa de calma? Troque o suco da polpa pela infusão das folhas do maracujá. É ali que estão as principais substâncias capazes de controlar a ansiedade e trazer tranquilidade à mente.”

Mulungu: “A planta é nativa da costa da América do Sul e tem a capacidade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora graças aos alcaloides presentes em sua composição.

Além disso, funciona como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Também é recomendado para aliviar dores reumáticas e tosses nervosas. O chá de mulungu é feito com as cascas do caule.”

A principal vantagem dos chás em relação aos calmantes vendidos em farmácias é o fato de não causarem efeitos colaterais ou dependência. Porém, e apesar da facilidade de comprá-los sem receita médica, só devem ser utilizados sob a orientação de um médico ou um fitoterapeuta, especialmente por causa de sua dosagem: algumas destas ervas, quando consumidas em excesso, podem ser tóxicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!